De acordo com uma nota de imprensa, o Governo Regional refere que este número “faz ultrapassar as escalas verificadas em 2017, o seu mais expressivo ano”, quando recebeu 152 navios cruzeiros.
Este marco “deverá conhecer novos números muito em breve, uma vez que estão previstas, até ao final do ano, mais 64 escalas de navios de turismo, que deverão trazer às ilhas mais 52 mil passageiros, uma realidade que poderá atingir cerca de 217 escalas e mais de 200 mil passageiros a visitar os Açores por via marítima”, segundo o executivo açoriano.
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, congratulou a empresa pública Portos dos Açores por estes resultados e afirma que “estes dados e previsões são resultado de uma política integrada de promoção dos Açores, como destino sustentável com características diferenciadoras, onde a cultura, o mar, a inovação e a tecnologia reforçam a excelência da oferta”.
Para Berta Cabral, a “operacionalidade a 100% do cais-10 do porto de Ponta Delgada, após obras de ampliação, desde 29 de julho deste ano, vem promover melhores condições, neste caso, às escalas dos navios de cruzeiro assim como à receção dos seus passageiros”.
Lusa