Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Reclamações no sector das comunicações caem 9% no 2º trimestre de 2022
Sociedade 01 set, 2022, 10:49

Reclamações no sector das comunicações caem 9% no 2º trimestre de 2022

No 2.º trimestre de 2022, a ANACOM registou cerca de 25,9 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, menos 9% do que em igual período de 2021.

É o quinto trimestre consecutivo em que as reclamações no sector das comunicações registam uma diminuição face ao período homólogo, afastando-se dos valores registados durante a pandemia. As comunicações eletrónicas foram as mais reclamadas, com 16,8 mil reclamações (65% do total de reclamações), menos 10% face ao segundo trimestre de 2021.

As reclamações sobre serviços postais também diminuíram (6%) face a igual período do ano passado, situando-se nas 9,1 mil (35% do total), mas aumentaram em relação ao 1.º trimestre do corrente ano (+1000 reclamações). Lisboa foi o distrito que apresentou o maior número de reclamações (32 por 10 000 habitantes) e Portalegre e Bragança são os distritos com o menor número (7 por 10 000 habitantes).

Nas comunicações eletrónicas, a Vodafone foi o prestador de serviços que registou mais reclamações (36%; cerca de 6 mil reclamações) e também o único que viu aumentar o número de reclamações face a igual período do ano passado (+8%). A NOS foi o prestador que registou mais reclamações por mil clientes (1,8) e foi o segundo prestador de serviços mais reclamado no 2.º trimestre de 2022, com 32% do total de reclamações do sector, seguido da MEO (28%) e da NOWO (4%).
A demora na resolução de falhas nos serviços foi o assunto mais reclamado pelos utilizadores de serviços comunicações eletrónicas (16%) e a ativação de serviços sem consentimento foi o motivo que mais aumentou. Seguiram-se o aumento de preços, a não concretização de condições contratuais e a impossibilidade de barrar consumos adicionais de dados.

A demora ou resolução deficiente de falhas nos serviços está entre os principais motivos de reclamações contra todos os prestadores de serviços mais reclamados, mencionados em 20% das reclamações contra a Vodafone, em 14% nas reclamações contra a NOS (a par da ativação de serviços sem consentimento, que continuou a aumentar) e em 12% nas reclamações contra a MEO.

Quanto aos serviços postais, os CTT continuam responsáveis pela esmagadora maioria das reclamações registadas pela ANACOM no 2.º trimestre de 2022, com 91% (-2% face a igual período de 2021). A DPD continua a reduzir as reclamações pelo terceiro período consecutivo (-17%), representando 5% das reclamações do sector. O conjunto de outros prestadores menos reclamados (UPS, DHL, TNT, CEP, entre outros) representou, ao todo, 4% das reclamações registadas e também viu diminuir as reclamações neste período (-48%).

A falta de tentativa de entrega no domicílio, embora tenha vindo a diminuir, foi o motivo mais mencionado nas reclamações sobre serviços postais (16%) e em 16% das reclamações contra os CTT e 32% das reclamações contra a DPD. Nos CTT, aumentaram sobretudo as reclamações sobre repetidos atrasos na entrega e cobertura de serviço deficiente.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Última Hora: Resultado do caso suspeito na Madeira é negativo

Última Hora: Resultado do caso suspeito na Madeira é negativo

Imagem de “Não abdico de nada porque fui sufragado” (áudio)

“Não abdico de nada porque fui sufragado” (áudio)

Imagem de Nicolás Maduro muda cinco ministros e cria Ministério do Turismo e Comércio Externo

Nicolás Maduro muda cinco ministros e cria Ministério do Turismo e Comércio Externo

Imagem de Covid-19: Portugal com 5 mortos e 1.646 novos casos

Covid-19: Portugal com 5 mortos e 1.646 novos casos

Imagem de Chega segue à frente com dois mandatos (vídeo)

Chega segue à frente com dois mandatos (vídeo)

Imagem de Montenegro: «A nossa intenção é unir o PSD» (áudio)

Montenegro: «A nossa intenção é unir o PSD» (áudio)

Imagem de Covid-19: Isolamento obrigatório só para doentes ou pessoas sob vigilância

Covid-19: Isolamento obrigatório só para doentes ou pessoas sob vigilância

Imagem de Iniciativa Liberal acusa o governo de ter esquecido Machico (vídeo)

Iniciativa Liberal acusa o governo de ter esquecido Machico (vídeo)

Imagem de Preço das casas sobe 13,5% para 1.492 euros/m2 no 3.º trimestre de 2022

Preço das casas sobe 13,5% para 1.492 euros/m2 no 3.º trimestre de 2022

Imagem de Ucrânia: Enviado do Papa viaja para Moscovo na quarta-feira

Ucrânia: Enviado do Papa viaja para Moscovo na quarta-feira

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025