O SECP inicia a sua deslocação aos EUA em Nova Iorque, com participação na sessão de abertura do Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de África, com o tema “A África que Queremos: Reconfirmando o Desenvolvimento da África como uma Prioridade para o Sistema das Nações Unidas”, bem como na mesa-redonda dedicada à “Mobilização de recursos domésticos, inovação, financiamento e parcerias globais para recuperação e progresso nos ODS e na Agenda 2063”.
Para além dos Consulados-Gerais de Nova Iorque, Newark, New Bedford e Boston, visitará e manterá contactos com líderes das comunidades e entidades oficiais, com diferentes instituições e associações, na perspetiva de aprofundar o conhecimento da comunidade portuguesa nestas quatro cidades norte-americanas.
No primeiro dia, decorrerá no consulado de Nova Iorque uma reunião com os líderes da comunidade e entidades oficiais, com destaque para o Conselheiro da Diáspora Madeirense, Leonel Teixeira.
Em Newark o Sr. Secretário de Estado da Comunidades Portuguesas visitará o jornal “Luso-Americano” que foi fundado em 1928 pelo madeirense Vasco Jardim. Esse jornal é o mais antigo Órgão de Comunicação Social da comunidade portuguesa nos EUA, o mais difundido e o que cobre de forma mais exaustiva a atualidade da nossa comunidade.
No dia 22 de julho, na cidade de New Bedford, o Sr. SECP visitará o clube madeirense S.S. Sacramento e o Museu de Herança Madeirense.
A visita enquadra-se ainda no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora.