Nacional e Belenenses empataram ontem a uma bola, numa partida bem disputada da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os madeirenses estiveram em vantagem, mais deixaram-se empatar.
O venezuelano Aristeguieta adiantou os locais, aos 26 minutos, mas, aos 76, o espanhol Juanto Ortuño empatou, selando o oitavo jogo consecutivo sem vencer dos locais, que igualaram os 14 pontos do Tondela e deixaram o último posto.
O Belenenses, que vem recuperando paulatinamente, com a chegada de Quim Machado ao comando técnico, encontra-se agora na 12.ª posição, com 25 pontos, os mesmos do Boavista (11.º), que ainda joga hoje, e do Feirense (13.º).
Num jogo muito disputado, em que os madeirenses perspetivavam o regresso aos triunfos, foi a equipa do Restelo, quem deu os primeiros sinais de perigo na Choupana, aos 7 e 8 minutos, em lances protagonizados por Juanto.
A jogar sobre ‘brasas’, face à sua situação na tabela, a equipa comandada por Predrag Jokanovic conseguiu abster-se do nervosismo, conseguindo acercar-se por diversas vezes junto da baliza defendida por Cristiano.
Com esta determinação, o Nacional ganhou vantagem ao Belenenses, aos 26 minutos, quando após cruzamento de Washington, na direita, o venezuelano Aristigueta, fez o primeiro golo da partida.
Com a vantagem conseguida, o Nacional desinibiu-se, ganhando a luta no meio-campo, controlando o jogo e criando alguns embaraços à defesa adversária.
Contudo, antes do intervalo, Juanto fez nova ameaça à baliza do Nacional, com um forte remate à entrada da área, a obrigar Adriano Facchini a defesa difícil.
Na segunda parte, fruto da curta vantagem, o Nacional procurou sempre estar mais perto da área contrária e, aos 48 minutos, Salvador Agra surgiu solto na área, valendo então a defesa do Belenenses a chegar a tempo de evitar o pior.
Com o jogo controlado, os insulares, ‘empurrados’ pelo forte apoio dos adeptos, falharam o alvo, quando Rui Correia, de cabeça, desperdiçou aquele que poderia ter sido o segundo golo.
No último quarto de hora, o Belenenses conseguiu diminuir a pressão do adversário e, após excelente passe de Miguel Rosa, na esquerda, Juanto, não perdoou, batendo Adriano Fachini, na sua quarta oportunidade para marcar no jogo.
Já sobre o minuto 90, numa fase em que o Nacional jogava mais com o coração do que com a razão, André Sousa isolou-se, deixou o guarda-redes do Nacional para trás, mas atirou ao lado, perdendo uma soberana oportunidade para dar a vitória ao Belenenses.
LUSA