"Sinopse de Amor e Guerra", de Afonso Cruz, "Maremoto", de Djaimilia Pereira de Almeida, "Volta ao Mundo em Vinte Dias e Meio", de Julieta Monginho, "Embora Eu Seja Um Velho Errante", de Mário Cláudio, e "O Regresso de Júlia Mann a Paraty", de Teolinda Gersão, são as cinco obras finalistas da edição em curso deste Grande Prémio.
A escolha foi feita por um júri coordenado pelo escritor e ensaísta José Manuel de Vasconcelos, e constituído pelos professores, investigadores e ensaísta Carlos Nogueira, Helena Carvalhão Buescu, Fernando Batista, Maria Etelvina Santos e Rita Marnoto, sobre obras publicadas em 2021.
O Grande Prémio de Romance e Novela da APE destina-se "a galardoar, anualmente, um livro de caráter romanesco ou novelístico, em português e de autor português, cuja primeira edição seja publicada no ano anterior ao da sua entrega".
O prémio conta com apoio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), tem um valor pecuniário de 15.000 euros e o vencedor "será divulgado oportunamente", segundo o comunicado hoje divulgado pela direção da APE.
No ano passado a obra vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela da APE foi "Contra Mim", de Valter Hugo Mãe, e, no ano anterior, "Tríptico da Salvação", de Mário Cláudio.
Lusa