Três núcleos museológicos no Funchal e um no Porto Santo associam-se, sábado, à Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada pelo Ministério Francês da Cultura e Comunicação que acontece há 11 anos.
Segundo a informação divulgada pela secretaria regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, os quatro espaços tutelados pela direção regional dos Assuntos Culturais (DRAC) que vão ter as portas abertas à noite na ilha da Madeira serão o Museu Quinta das Cruzes, o Museu de Arte Contemporânea do Funchal, o Centro Cívico e Cultural de Santa Clara — Universo de Memórias de João Carlos Abreu e a Casa Colombo — Museu do Porto Santo.
No caso do Museu Quinta das Cruzes, as entradas serão gratuitas, incluindo o programa visitas guiada às coleções do núcleo, um espaço dedicado aos mais novos orientado pelos serviços educativos, momentos musicais em diferentes salas do percurso museológico, um concerto numa das salas da exposição permanente.
Este núcleo também concorreu à eleição da mascote internacional da 11ª Noite Europeia dos Museus, apresentando à votação, que decorreu através da página do Facebook da organização, a maestrina do orquestrofone existente naquele espaço. O resultado da votação foi ontem conhecido e a peça do Museu Quinta das Cruzes recebeu a estrela de bronze, refere a mesma nota.
No Museu de Arte Contemporânea do Funchal as entradas também serão gratuitas e haverá uma visita orientada à exposição "Parte de Mim" feita pela artista responsável Teresa Gonçalves Lobo. Estando prevista uma oficina de expressão plástica dedicada a crianças.