Este ano, a grande atração musical será o cantor nacional TOY, com atuação marcada para o dia 7 de maio, pelas 22 horas. Nos restantes dias, a animação musical ficará a cargo de Beatriz Abrunhosa, Miguel Pires com o projeto ‘We Love Portugal’, Dj Flávio Mendes, Kontratempo, Dj Sil, João Vinagre e vários grupos tradicionais.
A Semana da Cultura, que se iniciou a 29 de abril, ainda não terminou, mas já conta com um balanço positivo por parte do Presidente da Autarquia. Ricardo Nascimento considera que todas as atividades foram “uma mais-valia para todos os intervenientes, desde os mais novos, a quem foram impulsionados o gosto e a importância da leitura através da feira do livro e das várias iniciativas associadas, até aos mais velhos a quem foi dada a oportunidade de apresentar e expor os seus trabalhos através de livros, esculturas, pinturas, teatro, cinema e palestras”.
Já o vereador com a pasta da cultura mostra-se satisfeito com a adesão e o envolvimento do público, sobretudo das escolas, e fala em “expetativas superadas”. Jorge Santos considera que “a semente está lançada” e que existem condições para apostar em futuras edições.
O dia de ontem ficou marcado por fantoches, literatura, workshops e teatro. Mina Fernandes trouxe cor através de uma galeria de pintura ao vivo. A artista e 4 alunas expuseram os trabalhos feitos em aula e presentearam o público com pinturas ao vivo.
Em termos de atividades infantis, destaque para um espetáculo de fantoches e uma sessão de contos com a dinamizadora sociocultural Luciana Araújo.
O auditório da Escola Padre Manuel Álvares recebeu o workshop ‘o Japão dentro de Portugal’ de Mauro M. Nakamura e o salão Nobre da Autarquia acolheu a apresentação do livro ‘Agrodiversidade – Variedades Regionais da Madeira’.