A organização do 7.º Festival Literário da Madeira (FLM), que decorre entre 14 e 19 de março no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, confirmou hoje a participação dos autores Valter Hugo Mãe e Marcelino Freire no programa.
Estes autores vêm juntar-se à lista de presenças confirmadas, da qual consta a Prémio Nobel da Literatura de 2015, Svetlana Alexievich, que na sessão de abertura vai estar à conversa com o jornalista Luís Caetano.
Valter Hugo Mãe, Prémio Literário José Saramago 2007, foi também vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom em 2012.
"Com ele estará uma estreia absoluta em festivais nacionais, Marcelino Freire, que já leva no currículo o Prémio Jabuti e o Prémio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional para Melhor Romance", pode ler-se na informação disponibilizada pela organização, adiantando que "a conversa será moderada pela jornalista Maria João Costa".
O comunicado da organização acrescenta que no âmbito do festival acontecerá o lançamento da edição portuguesa do primeiro romance de Marcelino Freire, "Nossos Ossos".
Por seu lado, Svetlana Alexievich "virá pela primeira vez para participar no Festival Literário da Madeira", salientam os organizadores.
A jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Aleksievitch foi distinguida em 2015 com o Nobel da Literatura pela escrita "polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo", anunciou, na altura, a Academia Sueca.
Da autora, foi publicado em Portugal "O fim do homem soviético — um tempo de desencanto", pela Porto Editora, tendo o livro "A guerra não tem rosto de mulher" chegado às livrarias portuguesas em setembro do ano passado, publicado pela Elsinore, que já havia lançado "Vozes de Chernobyl".
Os angolanos Pepetela e Ondjaki, bem como o jornalista Fernando Alves são outros dos participantes aguardados, estando incluído no programa um concerto de Teresa Salgueiro, "Horizonte", no dia 17 de março, no Teatro do Funchal.
O FLM decorre este ano subordinado ao tema "Literatura e a Web — entre o medo e a liberdade", sendo organizado pela Eventos Culturais do Atlântico (ECA).
O programa do FLM é composto por uma semana de encontros, debates, concertos, sessões de autógrafos, incluindo também momentos de divulgação da ilha.
Eduardo Lourenço, Alberto Manguel, Helder Macedo, Naomi Wolf, Gonçalo M. Tavares, Mia Couto, Samar Yazbek, Lídia Jorge e o recentemente falecido Zygmunt Bauman foram autores que passaram pelo festival em edições anteriores.
Lusa