“Independentemente dos valores que a administração decidiu atribuir estarem aquém das reivindicações e serem à margem das negociações, de 1,75% e o valor do salário mínimo na empresa de 750 euros, com efeitos a janeiro/2022, são fruto da luta dos trabalhadores”, lê-se num comunicado hoje distribuído.
A estrutura regional do SINTAB – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal recorda que os trabalhadores da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), que não tinham qualquer aumento salarial desde 2019, fizeram greve em dezembro passado e em 13 e 14 de abril, “pelas suas justas reivindicações”.
Os trabalhadores da ECM reivindicaram aumentos salariais de 100 euros por trabalhador, 35 horas semanais distribuídas pelos dias úteis, 25 dias úteis de férias e aumento da remuneração para o trabalho extraordinário e noturno.
Segundo os dirigentes sindicais, a empresa propôs um aumento de 1,5% na tabela salarial, 25 dias úteis de férias e alterar os dias de descanso semanal dos trabalhadores que entraram ao serviço em 2022 para dois dias a definir pela ECM.
Esta proposta foi considerada “uma miséria” e recusada em plenário, tendo sido convocada a greve de dois dias em abril, o que ocasionou a paragem de algumas secções da centenária e única empresa cervejeira da Madeira.
“De realçar que, enquanto não houve luta, não houve aumentos, nem a empresa apresentou propostas de aumentos”, é salientado na mesma nota sindical.
Os sindicalistas informam que “os trabalhadores vão reunir em plenários na próxima sexta feira, dia 29 de abril/2022, para analisar a situação”.
Também está agendada uma reunião de conciliação na Direção Regional de Trabalho para 05 de maio, refere.
A Empresa de Cervejas da Madeira, em atividade há mais de 140 anos, é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira e faz parte do universo do Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português.
A ECM tem uma equipa de cerca de 250 colaboradores e uma carteira de 3.500 clientes.
Entre os seus produtos de marca estão a cerveja Coral, a Laranjada e a Brisa Maracujá.