O Turismo da Madeira já está a promover o Carnaval, que este ano é comemorado no final de fevereiro, com as celebrações da "Tradição do Entrudo", a "Festa dos Compadres" e o "Cortejo Trapalhão".
O cortejo alegórico no sábado à noite deverá levar mais de mil foliões e uma dezena de carros alegóricos ao centro do Funchal, sendo que na terça-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro, o Cortejo Trapalhão convida nacionais e estrangeiros a participar no desfile.
As celebrações começam com a Festa dos Compadres, em Santana, que consiste em julgamentos de "compadres" e "comadres", num contexto de crítica social aos acontecimentos do ano.
A animação de rua vai ter início na quarta-feira que antecede a semana de Carnaval, sendo que as discotecas e bares da ilha vão aderir a festas temáticas como a "Noite dos Hippies" ou a "Noite dos Travestis".
Na sexta-feira que antecede o dia de Carnaval decorre o Carnaval das crianças, um desfile com cerca de mil pequenos foliões de escolas e creches do Funchal durante a manhã, e à tarde decorre o Carnaval solidário com centenas de foliões da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal a desfilar entre a Avenida Arriaga e o Jardim Municipal.
Presstur