Com o objetivo de proteger e aumentar o sentimento de segurança dos maiores de 65 anos de idade que vivem em situações de maior fragilidade social, a PSP tem vindo a criar e a associar-se a diversos projetos de nível social:
1. PROGRAMA APOIO 65 DO MIPP (Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade)
É um programa da PSP que pretende diminuir a solidão e aumentar o sentimento de segurança dos idosos principalmente aos que vivem mais isolados e sem qualquer apoio familiar ou apoio deficiente e que tem constituídas a nível regional várias equipas que efetuam visitas domiciliárias frequentes.
Atualmente estão sinalizados/inscritos 102 idosos aos quais a PSP efetua visitas e acompanhamentos e a cujas situações elaborou uma análise de risco.
2. Operação “a SOLIDARIEDADE NÃO TEM IDADE”
Para sinalização de novos casos, a nível nacional e regional A PSP, no seguimento da estratégia que denominou de – SOLIDARIEDADE NÃO TEM IDADE, promoveu nas diversas Divisões Territoriais, no período de 190700JUL2021 e o dia 242359SET2021, a Operação “Solidariedade Não Tem Idade/2021”, tendo por base a realização de contactos individuais junto da população idosa, com o objetivo principal da detetar casos de fragilidade social, de maior vulnerabilidade física e psíquica, e suspeita de crimes de violência doméstica ou outros contra a vida ou integridade física, eventualmente agravados pela situação epidemiológica da COVID -19.
Desta operação resultou a sinalização de 41 indivíduos naquelas situações entre os 141 contatos individuais realizados sendo efetuadas 12 ações de sensibilização junto dos maiores de 65 anos de idade subordinadas aos mais diversos assuntos de interesse daquela população.
3. PROGRAMA “ESTOU AQUI ADULTOS”
Sobre a temática da prestação de segurança aos idosos a PSP continua com O programa “ESTOU AQUI ADULTOS”, em parceria com a fundação Altice, que tem por objetivo garantir a segurança de todos os utilizadores e promover o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado.
O Programa consiste no fornecimento GRATUITO de uma pulseira que é constituída por uma fita de tecido em cor mate e por uma chapa metálica com um código alfa-numérico e a inscrição “Call/Ligue 112”, como se pode ver na imagem.
O pedido pode ser feito pelo próprio utilizador, através da opção Pedido pelo(a) Próprio(a), ou por um terceiro através da opção Pedido Instituição/Cuidador.
A pulseira é gratuita, pessoal e intransmissível.
Para adquirir uma pulseira deverá fazer o registo prévio e, em seguida, deslocar-se à esquadra escolhida para levantar e validar a mesma sendo que o tratamento da informação no Programa Estou Aqui Adultos garante plenamente os direitos dos cidadãos quanto à proteção dos respetivos dados pessoais.
4. PROJETO 648 “SISTEMAS DE CONTATO DOS IDOSOS COM AS FORÇAS DE SEGURANÇA”
O projeto resultou de uma ideia de uma cidadã da RAM, no âmbito da votação do orçamento participativo na Região e que para a sua implementação e coordenação, contam com a parceria da Segurança Social ; Fundação MEO e Câmara Municipal do Funchal além dos Bombeiros Sapadores do Funchal e PSP.
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos cidadãos com mais de 65 anos de idade que vivam em condições de isolamento social,no concelho do Funchal, um serviço de comunicação direta com a PSP quando por qualquer motivo se sintam inseguros.
No projeto já foram instalados 131 telefones fixos podendo ainda ser aumentada a sua capacidade de instalação com mais 100 equipamentos e cujo projeto já inclui proposta de utilização da funcionalidade smatwtch.