Na sequência das medidas de controlo da Covid-19 na Região Autónoma da Madeira, todas as atividades federadas de Ténis de Mesa na Madeira foram condicionadas, entre novembro de 2020 e maio de 2021.
Tendo em conta esse cenário e a possibilidade da retoma da atividade federada nas modalidades individuais no início do mês de maio, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa juntamente com a Associação de Ténis de Mesa da Madeira delinearam um plano de retoma dos Campeonatos Nacionais da 2ª Divisão – Zona Madeira (Masculina e Feminina), de forma a valorizar essas competições e garantir a possibilidade das equipas integradas voltarem a competir e concluírem a sua participação.
Uma vez que no momento da paragem, a 2ª Divisão de Honra Masculina tinha disputado apenas uma jornada e a 2ª Divisão Feminina não tinha disputado qualquer jornada. Tendo em conta essa situação e para não prejudicar as restantes equipas envolvidas nestas competições, a FPTM decidiu avançar e disputar os lugares de subida e descida sem contar com as equipas da Zona Madeira na 2ª Divisão de Honra e da 2ª Divisão Feminina, garantido também que nenhuma das formações a competir nas Zonas Madeira fosse despromovida aos Campeonatos Distritais.
O formato da competição adotado foi diferenciado, no setor masculino, uma vez que já havia sido disputada uma jornada antes da paragem, foi decidido que esta competição seria realizada com a disputa da 1ª volta. Já no setor feminino, e como não haviam sido disputados quaisquer encontros, as equipas foram divididas em dois grupos com a disputa de uma Fase Final, onde seria apurada a vencedora da competição.
No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Honra Masculina – Zona Madeira, a competição foi disputada por dez equipas – ACD São João, ACM Madeira, AD Caramanchão, AD Galomar "B", CD 1º Maio "B", CD São Roque "B", CS Marítimo, CTM Ponta do Sol, GD Estreito e Sporting C. Madeira –, foi vencedora a formação do Club Sport Marítimo, com um percurso imaculado, ao longo da disputa das nove jornadas, onde não conheceu o sabor da derrota.
No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminino – Zona Madeira, com a divisão das equipas em dois grupos, com o Grupo 1 a ser composto pelas s equipas da ACM Madeira, AD Caramanchão, CS Marítimo, CTM Ponta do Sol e CTM Santa Teresinha, e o Grupo 2 constituído pelas equipas da ACD São João, ADC Ponta do Pargo "B", CD Esc. de Santa Cruz, CD São Roque "B" e GD Estreito.
As formações do CD São Roque e CTM Ponta do Sol (vencedoras dos grupos), e da ADC Ponta do Pargo “B” e CTM Santa Teresinha (segundas classificadas), disputaram Fase Final da prova, onde a formação do Clube Desportivo São Roque, com um percurso só com vitórias, foi a grande vencedora após vitória na Final, por 3-2, frente à equipa do Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol, que se sagrou Vice-Campeã.
A Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo "B" terminou na terceira posição, depois de vencer o Clube de Ténis de Mesa de Santa Teresinha, por 3-2.