Com apenas 10 anos, este aluno conquistou o mais alto lugar do pódio em dois concursos (Lituânia e Ucrânia) e o segundo prémio em outros dois (República Checa e Itália):
1. ‘XI Festival – Concurso Internacional de Crianças e Juventude de Instrumentos de Sopro ‘PAVASARIO TRIMITAI 2021’’, em Plunge, na Lituânia (31 de março). Bógdan Omelchuk venceu o 1.º prémio, onde obteve 28,5 valores numa escala de 0 a 30.
2. ‘Festival International de Artes Multigénero ‘GRANDFEST ONLINE’’, que decorreu entre os dias 22 e 30 de março, patrocinado por uma organização cívica do governo de Kiev, na Ucrânia. Neste concurso, Bógdan também venceu o 1.º prémio.
3. ‘International Competition ‘SPRING SYMPHONY 2021’’, um dos vários concursos internacionais organizados pelo ‘International Festival-Competition Gold Europe & Gold World’, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura da República Checa, que decorreu à distância, entre os dias 1 e 3 de abril, em Praga. Nesta edição do concurso concorreram 529 candidatos, nas várias modalidades. Bógdan venceu o 2º prémio na variante ‘Fagote e Contrafagote solo’ da categoria ‘Solistas Instrumentais do Género Instrumental para crianças entre os 9 e os 11 anos de idade (II nível).
4. ‘International Competition ‘RACCONTO DI PRIMAVERA 2021’’, também organizado pelo ‘International Festival-Competition Gold Europe & Gold World’ e desenvolvido em pareceria com o Ministério da Cultura de Itália, foi promovido em formato on-line, durante os dias 6 e 9 de abril, no concelho italiano de Ravenna. Na categoria ‘Género Instrumental’, onde o Bógdan obteve o 2º prémio, participaram 864 concorrentes solistas, oriundos de 26 países.
Atualmente, o aluno encontra-se a participar em outros dois concursos, regionais, aguardando os seus resultados: o ‘VII Concurso de Talentos HBG’, organizado pela Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, e o ‘XIV Concurso Infantojuvenil’ promovido pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.
Bógdan Omelchuk é natural do Funchal e iniciou os seus estudos no Conservatório há quatro anos: primeiro como aluno de percussão e, mais tarde, mudando para fagote. Durante dois anos consecutivos foi aluno do Quadro de Honra do Conservatório (2017-2018 e 2018-2019).