Foram recebidas inscrições de 72 países distribuídos por 5 continentes. Nos países com mais de 10 candidaturas listam-se os Estados Unidos (69), India (43), Espanha(41), Reino Unido (35), Irão (33), Brasil (33), Itália (23), França (20), Alemanha (17), Rússia (16), China (16), Portugal (16), Turquia (15) e Canadá (10).
429 dos trabalhados cocnorrentes são de universidades, 78 do ensino secundário e 34 de outros níveis de ensino.
Dado o elevado número de candidaturas por parte de universitários, a organização do decidiu alargar o âmbito e atribuir uma menção honrosa também ao melhor filme universitário.
Durante o mês de maio serão avaliados os trabalhos e posteriormente divulgados os resultados, com a exibição dos vídeos finalistas e entrega de prémios.
A organização destaca em comunicado que um dos filmes apresentados, de um aluno português, é protagonizado por duas atrizes conhecidas do grande ecrã: Custódia Gallego e Carla Chambel.
Coorganizado pelo Núcleo de Gestão de Bibliotecas e Núcleo de Produção Audiovisual da Direção de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório, este concurso pretende potenciar a aquisição de competências multifacetadas subjacentes à produção audiovisual.
Pretende ainda encorajar a produção de vídeos relacionados com temáticas regionais, nacionais, europeias e mundiais, como forma de sensibilizar a comunidade escolar para questões da atualidade.