"A situação epidemiológica em Espanha e Portugal aconselha à manutenção de medidas preventivas de restrição de mobilidade no interior do território e, correspondentemente, após consultas com as autoridades portuguesas, decidiu-se manter os controlos na fronteira interior terrestre entre ambos os países para além da Semana Santa", lê-se na ordem do Ministério do Interior espanhol.
Na quinta-feira, o primeiro-ministro português, António Costa, já tinha dito que a fronteira ibérica continuaria fechada "com aquelas exceções que são conhecidas e têm vindo a ser praticadas", sem avançar datas para a reabertura.
A fronteira com Espanha está fechada desde 31 de janeiro e só podem passar nos pontos autorizados os transportes internacionais de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e sazonais documentados, veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.
No diploma do Ministério do Interior espanhol considera-se que o prolongamento do fecho da fronteira é "uma medida proporcional à gravidade da situação e é congruente com as medidas adotadas no interior do território espanhol".
C/Lusa