Maria Inês Ornelas e Lucas Ismael Faria, alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, continuam a brilhar em concursos internacionais, obtendo, desta vez, medalhas de prata no Concurso Internacional de Acordeão promovido pela Escola Britânica de Acordeonistas – BCA.
Maria Inês Ornelas, de 13 anos de idade, participou a solo na categoria “C” – Música Clássica, com os temas ‘Fünf stücke für akkordeon’, de Jürgen Ganzer e ‘Fast Train’, de Yuri Gavrilov. Participaram, nesta categoria, mais 15 acordeonistas, oriundos da Itália, Rússia, Reino Unido, Polónia e Lituânia.
Lucas Faria, de 14 anos, participou na categoria “H” – Música Tradicional/Popular/Variada, também a solo, com ‘Scherzo’, de Modest Mussorgsky e ‘Jedna cura mala’, de Viktor Vlasov. Salienta-se que, entre os 10 concorrentes desta categoria, houve a participação de outro acordeonista português, aluno do Conservatório de Música de Coimbra, e os restantes foram provenientes da Irlanda, França, África do Sul, Reino Unido, Itália, Rússia e República Checa.
Estes alunos frequentam, atualmente, o 2º ano do Ensino Artístico Especializado do Conservatório, sendo que iniciaram o seu percurso artístico nos Cursos Livres em Artes desta instituição, há 6 anos. A direção pedagógica e artística destas participações foi da responsabilidade do professor Slobodan Sarcevic.
O ‘BCA International and National Graded Anniversary Festival 2021’, comemorativo dos 85 anos da Escola Britânica de Acordeonistas (BCA), foi organizado em formato on-line, durante o mês de fevereiro, e as performances dos participantes partilhadas através do Youtube. As categorias do concurso foram definidas em função das idades dos participantes e o júri, internacional, contou com um português: Gonçalo Pescada, acordeonista e professor do Departamento de Música da Universidade de Évora. Segundo as informações partilhadas pela organização do concurso, participaram, no total, 143 concorrentes.