Foram três palestras, também enquadradas no tema “Interculturalidades”, desenvolvido no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 12.º ano do ensino regular (turma 47).
Luísa Sousa é uma madeirense que partilha a experiência de ter percorrido a pé o famoso caminho, desde Sevilha até São Tiago de Compostela ou Via de La Plata, ao longo de mil quilómetros, durante 42 dias.
Mais do que focar-se no trajeto, Luísa Sousa partilhou com os estudantes as múltiplas aprendizagens que viveu nesta exigente jornada, os encontros inesperados, as lições de vida, a descoberta de lugares e pessoas e ainda a necessidade de superar os obstáculos diários.
Estas palestras feitas individualmente a cada turma, por força das restrições sanitárias, proporcionaram aos jovens algumas lições de vida do peregrino, nomeadamente o saber viver com pouco, o saber apreciar a generosidade de desconhecidos, a superação das dificuldades, o espírito de resiliência e a importância de fazer o caminho que seguramente mudará vidas.
Luísa Sousa tem vindo a dar o seu testemunho nas várias escolas do território continental português, deixando assim sementes para futuros peregrinos.