A proposta, da autoria da bancada da maioria social-democrata no parlamento madeirense, sugere que o Executivo Regional de coligação PSD/CDS transforme o edifício escolar de 2.º e 3.º ciclo cardeal D. Teodósio de Gouveia, na freguesia de São Jorge, no norte da ilha, construído há 10 anos e desativado há dois, em estrutura residencial para idosos ou em unidade de apoio integrado de internamento de longa duração.
A iniciativa foi defendida pela deputada do PSD Cláudia Perestrelo, sustentando no texto do diploma que “o investimento em equipamentos sociais e, em especial, nas infraestruturas de terceira idade, torna-se cada vez mais uma prioridade”.
A social-democrata defende que “conciliar esta opção com a rentabilização do património da região é uma oportunidade a reforçar, adaptando os edifícios públicos a esta nova realidade, dando-lhes uma nova utilidade, olhando para as necessidades da população”.
A melhoria das acessibilidades rodoviárias constituem uma mais-valia no aproveitamento destes imóveis nos vários pontos da região, sendo “reconhecida que a necessidade de camas em lares para idosos ou pessoas com elevado grau de dependência é uma realidade”, refere.
C/LUSA