A Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) manifestou-se hoje disponível para ajudar com recursos técnicos na recuperação dos efeitos dos fogos na Madeira, enquanto sindicatos madeirenses pediram ao Governo Regional e nacional "medidas urgentes" de apoio às populações atingidas.
O bastonário da OET, Augusto Ferreira Guedes, manifestou a solidariedade da ordem ao presidente do Governo Regional da Madeira e ao presidente da Câmara do Funchal, disponibilizando os recursos técnicos da instituição para apoiar no que for necessário, na sequência dos incêndios que têm atingido a ilha nos últimos dias.
Também a União dos Sindicatos da Madeira (USAM) manifestou a sua solidariedade aos bombeiros que "continuam a dar o seu melhor no socorro às vítimas, no combate aos incêndios" e aos "trabalhadores e todas as populações vítimas do flagelo dos incêndios" na Madeira, "lamentando profundamente" a perda de vidas e os avultados prejuízos materiais.
Numa nota, a USAM considerou que "esta situação catastrófica exige, do Governo Regional e Nacional, a concretização de medidas urgentes e eficazes de apoio as populações atingidas, vítimas de uma política de prevenção ineficaz".
O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) manifestou hoje a sua solidariedade pelo drama que os portugueses, e em particular os madeirenses, têm vivido nos últimos dias.
O SJPF ofereceu-se para o que a região "achar conveniente, de modo a tentar minorar o sofrimento por que passam os seus habitantes nestes tempos terríveis".
Por seu lado, a Secção do Partido Social Democrata em Macau destacou que "a dimensão dantesca" dos incêndios que atingiram o país, especialmente a Madeira, "exige gestos concretos que não se podem esgotar em declarações avulsas de responsáveis políticos".
O PSD/Macau apelou à comunidade portuguesa na Ásia para apoiar concretamente as vítimas dos incêndios através da contribuição para a Conta Solidária Cáritas Ajuda a Madeira, da Caixa Geral de Depósitos (PT50 0035 0697 0059 7240130 28, Swift Code CGDIPTPL).
C/Lusa