Hoje há 13 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 440 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de 6 casos importados (2 provenientes da Reg. LVT, 2 da Rep. Checa, 1 Polónia e 1 da Holanda) e 7 casos de transmissão local.
Hoje há mais 2 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 268 casos recuperados de Covid-19.
São 172 os casos ativos, dos quais 152 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 20 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 138 são não-residentes e 34 são residentes na RAM.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 80 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 90 em alojamento próprio e 2 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19.
Relativamente aos 7 casos de transmissão local hoje identificados, temos a informar:
A investigação epidemiológica de um dos casos recentemente diagnosticados permitiu identificar
alguns contactos de risco, tendo-se hoje identificado um conjunto de casos positivos que inclui 2
trabalhadoras do Instituto de Segurança Social da Madeira e 3 elementos do agregado familiar de uma destas profissionais (designadamente, 2 jovens estudantes e 1 outro adulto).
Na sequência desta situação, foram informados o Instituto de Segurança Social da Madeira, 2 escolas no concelho do Funchal e a Câmara Municipal deste concelho, que ativaram os respetivos planos de contingência. A investigação epidemiológica está em curso.
A investigação epidemiológica de outro caso confirmado esta semana permitiu igualmente identificar mais 1 caso positivo, que estará na origem da transmissão. A investigação epidemiológica deste caso está em curso.
Um outro caso de transmissão local foi identificado hoje, com associação a um caso importado
recentemente diagnosticado. Trata-se de um jovem que já estava a ser acompanhado pelas
autoridades de saúde e permanecia em isolamento há 1 semana, após contacto com o caso importado.
No total, há 25 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 9 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 16 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.
À data, 16293 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 6452 destas pessoas estão em vigilância ativa.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 14488, mais 81 chamadas nas últimas 24h.
O total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAUDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 2364, com 195 pessoas acompanhadas pelos profissionais deste instituto.
Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que:
No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 97242 colheitas para teste à COVID-19 realizadas (até às 16h30 de hoje);
No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 149561.