A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou que Nelson de Souza (ministro do Planeamento) e Ana Mendes Godinho (ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social) devem permanecer em isolamento, apesar de terem testado negativo para a infeção pelo novo coronavírus, informou na manhã desta segunda-feira uma segunda nota do gabinete do primeiro-ministro. É que estes dois ministros estiveram sentados ao lado de Manuel Heitor na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.
A notícia do caso positivo no Executivo começou por ser avançada na noite de domingo pela rádio Renascença e o nome do ministro em causa foi entretanto avançado pelo Observador. O gabinete do primeiro-ministro divulgou já depois da meia-noite e de avançadas estas notícias pela comunicação social, que “ontem [domingo] ao fim da tarde, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi informado que testou positivo à Covid 19”. E adiantava: “Não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário. Em consequência, todos os membros do Governo que participaram na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira estão a ser testados, mesmo os que não tiveram um contacto próximo com o MCTES”. O primeiro-ministro também esteve nessa reunião, tendo saído mais cedo por motivos de agenda.
Reunião com comissária europeia que testou positivo
A comissária Europeia da Inovação, Mariya Gabriel, que anunciou este sábado que está infetada com Covid-19, terá tido uma reunião com o ministro da Ciência português, segundo avança o Jornal de Notícias. No Twitter, a comissária escreveu este sábado que depois de um primeiro teste negativo, acabou por ter um teste positivo, tendo ficado em isolamento logo na segunda-feira passada.
Na quinta-feira, o Conselho de Ministros esteve reunido com o propósito da aprovação do Orçamento do Estado para 2021. Mas além do Governo, o caso também poderia afetar também a Presidência da República já que o ministro Manuel Heitor esteve com o Presidente da República no domingo passado num encontro com vários cientistas no Antigo Picadeiro Real, Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
O Presidente da República foi testado dias 4, 6 e 7 de outubro, já depois de ter estado com o ministro da Ciência, soube o Observador. Mas na origem desses testes esteve outra situação, já que no fim de semana passado também foi conhecido um caso positivo entre os conselheiros de Estado — o caso de António Lobo Xavier, que acabou por ficar cingido ao antigo dirigente do CDS, com todos os outros conselheiros a testarem negativo. Marcelo Rebelo de Sousa vai ser testado outra vez esta segunda-feira, numa ação que já estava prevista por causa da deslocação que tem prevista a Bruges.
O ministro da Ciência esteve este sábado num evento em Óbidos, na apresentação da “Coleção Ciência & Conhecimento”. Nas imagens publicadas na conta oficial do Twitter do Ministério é possível ver o ministro a discursar sem máscara, como é costume nas ocasiões em que há intervenções públicas. E na quinta-feira passada foi também orador convidado na comemoração dos 40 anos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).