O Rali da Calheta marca o arranque dos ralis na Madeira e reúne um lote equipas de elevado interesse.
A prova organizada pelo Sports Madeira terá na estrada duas mãos cheias de carros da categoria R5, tal como a RTP tem vindo a dar conta.
Rali da Calheta que tem também outros motivos de interesse, como o Peugeot 208 Rally 4 de Pedro Almeida.
Do lote de equipas continentais participam na prova inaugural do campeonato e também no Rali Vinho Madeira, Ernesto Cunha – José Patrício com um Peugeot 208 R2.
A PT Racing vai estar na Madeira representada por André Silva e Américo Gouveia, que faz equipa com Miguel Caires com o Ford Fiesta Rally4 na Dream 4 Racing.
Equipa de Paulo Antunes que recebeu recentemente uma nova unidade do Peugeot 208 Rally 4, mas que devido a um calendário apertado não vai participar no Rali da Calheta nem no Rali Vinho Madeira.
Quem pode falhar a prova da Calheta apesar de se ter inscrito é Eduardo Veiga com o Ford Escort MK2, que sofreu um despiste hoje no Rali de Castelo Branco. Segundo revelou o piloto à RTP, fica muito apertado para reparar o carro a tempo de o fazer embarcar para a Madeira, ainda assim a equipa promete tentar de tudo. Deixou também a garantia se não for possível a presença na Calheta estará à partida do Rali Vinho Madeira.
A representação do Ford Escort MK2 está igualmente a cargo de Rui Nunes que regressa à competição e de novo navegado por Nuno Rodrigues. E Pedro Coelho com o Ford Escort MK2 vitaminado.
Dos pilotos locais fazem parte dos inscritos do Rali da Calheta, Vítor Sá e Rubina Gonçalves com o Citroen DS3 R3T. O multicampeão regional só na semana passada decidiu participar, quer no Rali da Calheta, como no Rali Vinho Madeira, isto depois de receber luz verde dos patrocinadores, garantiu o piloto à RTP, porque face aos tempos que atravessamos esteve mesmo para não competir.
Filipe Pires tem agendadas amanhã reuniões com os patrocinadores para decidir se participam no campeonato com o Mitsubishi Lancer Evolução 10.
A prova vai contar com a velocidade e som característicos dos Porsche 991 GT3 de Gil Freitas, Paulo Mendes e Filipe Freitas.
Quem também vai estar no Rali da Calheta será Paulo Nunes navegado por João Nunes. O exuberante piloto madeirense volta a se fazer à estrada com o Citroen Saxo, isto depois de ter equacionado a aquisição de um Ford Fiesta R2T19, mas que acabou por não se concretizar face à pandemia provocada pelo Covid-19.
Nuno Ferreira também estará à partida da prova agora navegado por Vítor Henriques com o Renault Clio R3T, assim como Rui Jorge Fernandes com viatura idêntica, mas englobado na equipa das Vespas e João Pedro Freitas com a missão de dar "notas".
Diogo Camacho – Sílvio Malho vão também passar nas estradas da Calheta com o Citroen C2 que ainda hoje estiveram a acertar, o mesmo se aplica aos Toyota Yaris, do troféu NP que estiveram a acertar os carros este fim de semana.
A equipa MotorLobos Competições vai participar com 6 pilotos, Filipe Silva, Miguel Sousa, piloto dos kartcross que se estreia nos ralis e vai competir com o Citroen C2. Ainda Ângelo Escórcio, Bruno Coelho, Eduardo Alves e Tiago Neves.
João Botas não participa no campeonato de ralis porque perdeu apoios importante, fará apenas o Troféu de rampas da AMAK.
O Rali da Calheta marca o regresso de José Jarimba com o "endiabrado" Toyota Starlet, nesse capítulo dos pilotos espetáculo Claúdio Nóbrega com o Datsun e Miguel Gouveia com o BMW são certezas de pura adrenalina e muita borracha queimada.
As equipas que queiram contar com a pontuação a realizar na Calheta tem de obrigatoriamente se inscrever no Campeonato da Madeira de ralis, caso contrário, o resultado que alcancem na primeira prova de 2020 do Sports Madeira não entra nas contas.
As inscrições para o rali da Calheta terminam amanhã pela 18:00, dia em que a organização apresenta a prova de forma oficial às 18:30 no Município da Calheta.
Já as inscrições com desconto para o Rali Vinho Madeira, prova também organizada pelo Sports Madeira, terminam no próximo dia 10 de julho.