O Teatro Experimental do Funchal (TEF) estreia hoje a comédia musical "youkali – uma ilha", peça encenada por Fernando Heitor e que assinala os 40 anos de atividade do grupo.
Catorze atores vão subir ao palco do Cine Teatro de Santo António, no Funchal, naquela que é uma homenagem a todos os atores que já passaram pela companhia, entre eles o próprio encenador que, nos anos 1980, já tinha trabalho com o TEF e que aborda a procura da felicidade.
"Tudo começou com uma canção de Kurt Vile, que se chama precisamente ‘youkali’ e que fala de uma ilha paradisíaca onde é possível ser feliz e, a partir daí, fui descobrindo vários textos onde a ilha aparece com o mesmo sentido e como o local perfeito onde se pode ser feliz", explicou o encenador Fernando Heitor.
A ação passa-se num salão de baile decadente, onde uma trupe de atores que se confundem com a companhia de teatro do Funchal, vão contando a história.
O resultado final acaba por integrar diversos textos sobre ilhas, escritos por Camões, Oscar Wilde, entre outros, além de incluir excertos de antigas peças do TEF.
O diretor do TEF, Eduardo Luís, considera que esta peça é uma das mais ambiciosas feitas pela companhia, porque conseguiu juntar diversos elementos em palco.
"Conseguimos uma coreógrafa, uma professora de voz, música ao vivo e um sem número de atores que acabam por dar esta dimensão", explicou.
Os 40 anos do TEF são celebrados desta forma, com um projeto "ambicioso", acima de tudo porque foi possível reunir algum apoio que pode "proporcionar este projeto, senão, seria totalmente impossível".