100%
Volume
00:00
Partilhar - José Manuel Coelho condenado a prisão efetiva | RTP Madeira

José Manuel Coelho condenado a prisão efetiva

O dirigente do PTP que vinha sendo acusado de vários crimes, entre os quais os de difamação qualificada, injúria agravada e desobediência qualificada, foi condenado hoje a três anos e seis meses de prisão efetiva. José Manuel Coelho vai recorrer da decisão e pedir insolvência pessoal. (Vídeo)

José Manuel Coelho foi hoje condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva. O deputado do Partido Trabalhista Português (PTP) foi condenado por dois crimes de desobediência qualificada e quatro crimes de difamação agravada.

A sentença foi proferida pela juíza Teresa de Sousa, presidente do colectivo.
O julgamento de José Manuel Coelho, que foi adiado sucessivamente, começou em 25 de fevereiro, sendo o dirigente do PTP acusado de vários crimes, entre os quais os de difamação qualificada, injúria agravada e desobediência qualificada, devido a declarações proferidas contra diversas entidades, em alguns casos em períodos de campanha eleitoral.

Este julgamento resulta da junção de 11 processos movidos por vários assistentes, que começaram no tribunal da Instância Local da Madeira, no Funchal, tendo o arguido pedido sucessivamente escusa dos juízes dos diversos casos.

O arguido vai recorrer da decisão e admite participar o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.