O diretor regional de Florestas da Madeira, Miguel Sequeira, disse hoje, no Funchal, que a região autónoma pretende ver aprovado o "maior número" de candidaturas no âmbito do Programa Life, que financia projetos de conservação da natureza.
"É um programa muito importante ao nível europeu e as candidaturas são muito complexas de elaborar, mas interessa-nos garantir que seja aprovado o maior número", afirmou Miguel Sequeira, na abertura de um ‘workshop’ de capacitação nacional, em parceira com a Agência Portuguesa do Ambiente.
O governante explicou que o objetivo é esclarecer as entidades interessadas no Programa Life sobre o modo correto de elaborar os projetos e assim garantir o financiamento da União Europeia.
O ‘workshop’, que termina na quinta-feira (05 de maio), destina-se essencialmente aos municípios, à Universidade da Madeira, a centros de investigação e organizações não-governamentais.
"Entre os muitos objetivos do Programa Life está conservação da biodiversidade e a sua relação com as alterações climáticas e tem sido esse o âmbito dos projetos aprovados para a Madeira", disse Miguel Sequeira, destacando o Life Maciço Montanhoso e o Life Fura-Bardos.
No caso do Life Maciço Montanhoso, o objetivo é reflorestar as áreas devastadas pelos incêndios de 2010, repondo as espécies endémicas, ao passo que o Life Fura-Bardos visa a conservação desta ave de rapina através da recuperação e proteção do seu habitat natural, que é a floresta Laurissilva.