A equipa de andebol do Madeira SAD falhou hoje a conquista da Taça Challenge ao perder por 26-20 com o CSM Bucareste, na Roménia, depois de 22-22 no Funchal, numa partida em que só acordou na segunda parte.
Num duelo de treinadores portugueses, numa final inédita entre duas equipas à procura do primeiro título, o selecionador nacional Paulo Pereira levou a melhor sobre o seu compatriota Paulo Fidalgo e liderou o CSM Bucareste na conquista da Taça Challenge.
O encontro teve um início incaracterístico, marcado por poucos golos e pelo desacerto ofensivo do Madeira SAD, que permitiu um parcial de 8-1 favorável ao CSM Bucareste e levou a que o segundo golo luso só fosse marcado por Elledy Semedo no decorrer do minuto 19.
A partida, que esteve cerca de cinco minutos sem conhecer qualquer golo, chegou ao intervalo com o CSM Bucareste a vencer por 16-9 depois de ter estado a vencer por oito aos 12-4 e 14-6 e de uma ténue reação da formação insular.
O Madeira SAD teve um início de segunda parte demolidor, concretizando um parcial de cinco golos consecutivos, que reduziu a diferença no marcador para apenas dois (16-14) e que levou o treinador Paulo Pereira a solicitar ‘time out’ para colocar ordem na equipa romena.
De volta à discussão do resultado e da atribuição do troféu, a formação insular, com Elledy Semedo, melhor marcador, com seis golos, e Elias António em destaque na concretização, equilibrou e dispôs de três oportunidades para reduzir para a diferença mínima.
Os postes, por duas vezes, e uma tentativa falhada de remate de baliza a baliza a tirar partido da ausência do guarda-redes do CSM Bucareste, levaram a que o Madeira SAD não conseguisse reduzir para um golo de diferença e motivou a formação romena para ‘abrir’ a vantagem.
O encontro terminou com a vitória do CSM Bucareste por 26-20 (após 22-22 no Funchal) e com a inédita conquista da Taça Challenge, prova talhada para as equipas romenas, que lideram o ‘ranking’ de triunfos, com sete, mais um do que as alemãs.
Portugal já ergueu por três vezes a Taça Challenge, duas pelo Sporting (2016/17 e 2009/10) e uma pelo ABC (2015/16). O Madeira SAD junta-se a Benfica (2010/11 e 2015/16) e Sporting da Horta (2005/06) no lote de finalistas vencidos da competição.
LUSA