"É desta forma, com atos concretos, que se consegue reforçar os laços sociais, culturais, económicos que temos vindo a desenvolver com Cabo Verde, nomeadamente através de protocolos que o Governo Regional tem estabelecido", disse Paula Cabaço, durante a apresentação do evento, em Machico, na zona leste da ilha da Madeira.
A Cimeira Cultural Atlântica Madeira/Cabo Verde, organizada pela Atlanticulture – Agência Cultural e Criativa do Atlântico, vai contar com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, bem como do embaixador do país em Portugal, Eurico Monteiro.
"É uma oportunidade para promover a aproximação entre os dois arquipélagos e vai proporcionar momentos de partilha e de futura colaboração", afirmou Paula Cabaço, destacando os acordos já estabelecidos entre Cabo Verde e a Madeira em áreas como saúde, proteção civil, economia azul e energias renováveis.
Para a governante, a Cimeira Cultural Atlântica constitui mais um passo na afirmação da "condição insular e atlântica", onde os territórios enfrentam "constrangimentos semelhantes", mas também "muitas vantagens competitivas".
"E quando trabalhamos em conjunto e parceria, os resultados são sempre melhores", salientou.
LUSA