O deputado do PSD, Carlos Rodrigues, é o presidente da Comissão de Inquérito ao Banif que hoje tomou hoje na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM).
Rui Barreto, do CDS-PP, é vice-presidente, e Jaime Leandro, do PS, é o secretário da mesma.
A Comissão é ainda constituída por nove elementos de cinco partidos, sendo cinco do PSD, um do CDS, um do BE, um do PS e um do JPP.
A Comissão de Inquérito, requerida pelo PS, foi suscitada por um quinto dos deputados da ALM.
A 20 de dezembro, o Governo e o Banco de Portugal decidiram a venda da atividade do Banif e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros.
A alienação foi tomada "no contexto de uma medida de resolução" pelas "imposições das instituições europeias e inviabilização da venda voluntária do Banif", segundo o comunicado então distribuído pelo Banco de Portugal.
"Esta solução garante a total proteção das poupanças das famílias e das empresas confiadas ao Banif, quer depósitos, quer obrigações seniores, bem como o financiamento à economia e a continuação dos serviços financeiros até aqui prestados", referia o Banco de Portugal, acrescentando que o normal funcionamento dos serviços pela instituição seriam mantidos.
Os clientes do Banif passaram a ser clientes do Banco Santander Totta e as agências do Banif passaram a ser a agências do banco que comprou a sua atividade, referia o texto.
Cerca de 200 lesados do Banif manifestaram-se na passada a segunda-feira no Funchal.