A coligação Confiança considera “de extrema gravidade” a operação policial realizada na passada quinta-feira, 7 de agosto de 2025, nas instalações do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, que terá culminado com a detenção de um trabalhador municipal suspeito de transportar e traficar droga numa viatura da autarquia.
Segundo informações que a Confiança afirma estar a procurar confirmar, na posse do funcionário e no interior da viatura terão sido encontrados diversos tipos de substâncias estupefacientes e vários milhares de euros em numerário. As mesmas fontes indicam que parte da alegada atividade criminosa teria como cenário ruas do centro histórico da cidade.
Em comunicado, a coligação critica o silêncio do executivo camarário (PSD/CDS) e sublinha que “é inadmissível que a Câmara Municipal do Funchal, entidade que deve ser exemplo, seja alvo de uma operação que alega a utilização de meios municipais para o tráfico de droga”.
A Confiança, encabeçada pelo vereador Miguel Silva Gouveia, anunciou que, na próxima reunião de Câmara, vai exigir esclarecimentos sobre a confirmação dos factos, o vínculo e funções do trabalhador detido, a eventual existência de outros envolvidos e as medidas preventivas ou disciplinares já adotadas.