O britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, 11.ª ronda da temporada, em que um acidente com Kimi Antonelli (Mercedes) deixou o campeão Max Verstappen (Red Bull) fora de prova.
Norris cortou a meta com 2,695 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa e líder do campeonato, o australiano Oscar Piastri (McLaren), com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro, a 19,820.
A corrida começou de forma emocionante, com Leclerc a atacar Norris, que saía da ‘pole position’, pelo interior da primeira curva. Mas a travagem do britânico forçou o piloto da Ferrari a levantar o pé, o que possibilitou a Oscar Piastri chegar ao segundo lugar.
“Na primeira curva tentei atacar mas o Lando fechou a ‘porta’ e isso abriu a oportunidade para o Oscar passar”, explicou o monegasco.
Mais atrás no pelotão, Kimi Antonelli falhou a travagem e acertou em cheio no Red Bull do tetracampeão mundial. Ficaram os dois fora de prova. Este é o primeiro abandono para Verstappen desde o Grande Prémio da Austrália de 2024, que o afasta ainda mais da corrida ao quinto título.
A partir desse momento, os dois McLaren estiveram um passo à frente de toda a concorrência.
Piastri ainda passou pela liderança quando Norris fez a segunda paragem para mudar de pneus, mas não conseguiu aumentar o ritmo o suficiente para conquistar a posição.
Nas últimas 20 voltas intensificou o ritmo, aproximando-se do companheiro de equipa, mas já não foi a tempo de discutir a vitória.
Com este triunfo, o sétimo te carreira, terceiro da temporada, Norris recuperou sete pontos no campeonato mas continua na segunda posição, agora a 15 pontos de Piastri, que tem 216.
Verstappen segue na terceira posição, mas com 155.
A próxima etapa, a 12.ª das 24 previstas, vai ser Grande Prémio da Grã-Bretanha, no próximo domingo.