De acordo com uma fonte dos Complexos Balneários e Passeio Público, "foi encontrado um objeto de metal com aspeto e inscrições militares por baixo da plataforma [balnear], que se deduz que possa ser um explosivo".
O Comandante da Capitania do Porto do Funchal, Paulo Silva, disse, entretanto, à Lusa que o objeto poderá ser um "very light" de um submarino que tenha sido disparado nalgum exercício e que agora tenha dado à tona naquele local.
"Não é perigoso desde que não seja tocado o seu interior, pois contém uma substancia que em contacto com a pele pode desencadear reações", explicou.
O objeto – de 30 centímetros de comprimento e de oito de diâmetro – tem inscrito "se for encontrado avisar a polícia ou forças militares" e foi encontrado por um agente policial que estava a nadar nas imediações da plataforma de lazer marítima.
A área do complexo e as suas imediações foram isoladas por um cordão policial, tendo-se deslocado ao local uma brigada de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo".
O alerta foi dado pelas 19:00 horas e o objecto já foi retirado do local.
O Complexo Balnear do Lido é um dos principais locais de acesso e diversão marítima da cidade do Funchal, sob jurisdição da respetiva Câmara Municipal.
LUSA