A Câmara Municipal do Funchal vai estabelecer uma parceria com cinco entidades para desenvolver um projeto de revitalização e dinamização do comércio tradicional designado "Abre Portas", informou hoje o presidente da autarquia.
Paulo Cafôfo explicou, após a reunião do executivo camarário, que a iniciativa envolve a Associação Comercial e Industrial do Funchal, a Associação de Jovens Empresários da Madeira, a Universidade da Madeira, a delegação regional da Ordem dos Arquitetos e o Cowork Funchal.
"Temos uma cidade que é um centro comercial a céu aberto, mas a verdade é que temos de criar incentivos e implementar soluções para que o nosso comércio seja vivo e dinâmico e, para isso, precisamos de diversos parceiros", disse, vincando que a deliberação foi aprovada por unanimidade.
O projeto "Abre Portas" pretende abrir novas vias para a formação dos comerciantes em diversas áreas, inovação e design dos espaços, reabilitação urbana e dinamização de páginas na internet.
"Melhor comércio é mais crescimento económico, mais crescimento económico é mais emprego e também maior valorização da nossa identidade", sublinhou Paulo Cafôfo, indicando que a autarquia "está disponível" para apoiar os projetos que implicarem investimento financeiro.
A Câmara Municipal do Funchal é liderada pela coligação Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!), que dispõe de seis vereadores, sendo que a oposição é constituída por quatro vereadores do PSD e um do CDS-PP.
LUSA