“Queria dizer-vos a todos, hoje e em primeira mão, que esta manhã informei pessoalmente o presidente da FIFA (Gianni Infantino) e o presidente da UEFA (Aleksander Ceferin), líderes das maiores organizações desportivas do mundo e onde tenho assento no órgão de liderança maior, por eleição dos meus pares, que cessarei funções de imediato”, declarou.
Fernando Gomes discursava durante a tomada de posse dos órgãos sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o quadriénio 2025-2029, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol durante 13 anos, o portuense integrava o Conselho da FIFA como representante europeu.
“O COP é a partir de hoje a minha vida. A tempo inteiro e em exclusivo. Sem amarras e sem agenda que não seja a de defender os atletas, o olimpismo e o desporto nacional num todo”, prometeu.
Fernando Gomes foi eleito, em 19 de março, presidente do COP, somando 103 votos contra os 78 do adversário Laurentino Dias. O gestor portuense, de 73 anos, recebeu 57% dos votos expressos em urna.