O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na qualidade de Grão-Mestre de todas as Ordens Honoríficas Portuguesas, decidiu, para a Região Autónoma da Madeira, conceder três distinções honoríficas, revela hoje o gabinete de Ireneu Barreto, Representante da República para a Madeira.
Muriel Dilly Henriques de Freitas Santos Ribeiro, recebe o grau de comendador da ordem do Mérito Empresarial – classe do Mérito Comercial. Muriel Ribeiro é uma empresária que faz parte de uma família de gestores hoteleiros que realizaram vários investimentos dos quais se destaca a Quinta Penha de França.
O velejador madeirense João Filipe Gaspar Rodrigues é também distinguido por Marcelo Revelo de Sousa com o grau de comendador da Ordem do Mérito. João Rodrigues, tem 46 anos e é o atleta português com mais presenças em Jogos Olímpicos.
A terceira distinção vai para a Associação Musical e Cultural Xarabanda que é agraciada com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito. A Associação Xarabanda teve origem no grupo denominado Algozes fundado em 1981, que posteriormente, passa a designar-se por Associação Musical e Cultural Xarabanda em 1989. Desde então, a Associação Xarabanda tem vindo a promover e participar em vários projetos musicais, etnográficos e culturais em parceria com diversas instituições.
A cerimónia solene de entrega das distinções honoríficas realiza-se pelas 11h30, no próximo dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades
Portuguesas, no Palácio de São Lourenço.
As ordens honoríficas portuguesas, entregues por Ireneu Barreto em representação do Presidente da República, visam galardoar personalidades e instituições que se tenham notabilizado, nomeadamente, por méritos pessoais, como também por ações relevantes em prol da comunidade.