O projeto é uma parceria entre a Empresa de Eletricidade da Madeira e o Grupo Renault e a candidatura é gratuita; pode ser feita no site da Direção Regional da Economia e Transportes.
De acordo com a nota emitida pela Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira, “vão ser colocadas ao dispor da população do Porto Santo, 6 viaturas elétricas da marca Renault ZOE, num quadro de projeto de demonstração e experimentação que procure evidenciar as mais valias da utilização deste tipo de veículos, numa lógica de opção futura por parte da população.
O empréstimo sem custos à população, decorrerá pelo prazo de um ano, prevendo-se um período de utilização de 2 meses por pessoa, abrangendo um total de 36 utilizadores”.
Trata-se de uma estratégia que faz parte do Projeto “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”, que pretende tornar o “Porto Santo numa ilha autossustentável do ponto de vista energético, com forte redução a nível de emissões poluentes”.
Só podem candidatar-se os cidadãos maiores de “21 anos e portadores de cartão de condução há pelo menos dois anos, válida para o veículo em questão e que provem ter residência permanente na ilha do Porto Santo”.
A seleção dos participantes é feita por ordem de inscrição, e os selecionados vão ser notificados por email, tendo depois 48 horas para confirmar o “período durante o qual pretendem utilizar o veículo elétrico a título de empréstimo”.