A proposta do Projeto foi selecionada, de entre mais de cem propostas, e avaliada de forma muito positiva, estando agora elegível para o financiamento no valor de 431, 603 euros.
O MAST insere-se no âmbito do Mestrado em Design de Media Interativos (MDMI) da UMa e consiste no desenvolvimento e implementação de um módulo de estudo aplicado, que promova currículos transversais, combinando Arte, Ciência e Tecnologia, bem como metodologias e práticas do domínio académico com o Sector Cultural e Criativo.
Para Sergi Bermúdez i Badia, docente do MDMI, a aprovação do MAST constitui “uma excelente oportunidade para os alunos”, uma vez que “as atividades com as instituições parceiras irão permitir uma formação única na Europa na interseção da Arte, Ciência e Tecnologia".
As atividades do projeto estão agrupadas em cinco pacotes de trabalho, cada um organizado de acordo com um conjunto de atividades interrelacionadas, ao longo de 28 meses, num total de 30 ECTS. Das várias atividades previstas, destaca-se a realização de workshops, seminários, desafio de indústria e tutoria em tandem, incidindo principalmente na transdisciplinaridade e no desenvolvimento de competências práticas e transferíveis.
O Mestrado em Design de Media Interativos entrou em funcionamento no letivo de 2017/2018, tendo obtido aprovação incondicional por um período de seis anos por parte da A3ES– Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Este Mestrado é lecionado em língua inglesa e tem como objetivos fundamentais produzir conhecimento avançado no campo dos media interativos, bem como formar e qualificar agentes ativos, aspirantes ou profissionais já estabelecidos, investigadores e académicos, nesta área criativa, num ambiente de aprendizagem estruturado e estimulante.