O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as regiões montanhosas da Madeira sob aviso laranja a partir das 23h59 desta quinta-feira e até às 18 horas de sexta-feira. O aviso laranja extende-se também à costa Sul que vai sentir o vento forte, com rajadas até 100 km/h, a partir da meia noite de quinta-feira, até às 9 da manhã.
As rajadas de vento podem atingir os 130 km/h nas zonas mais altas e expostas, 100 km/h a sul da Madeira e 70 km/h no Porto Santo.
O IPMA prevê períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes. Por essa razão a Madeira está sob aviso amarelo a partir das 21 horas de quinta-feira.
No mar está prevista ondulação forte, entre os 4 a 5 metros, a partir da manhã de sexta-feira, que se prolonga até ao final da tarde de sábado. A Capitania do Porto do Funchal já alertou para o agravamento do estado do Mar. Recomenda aos proprietários ou armadores das embarcações que tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo. “Embora com menor intensidade, o estado do mar continuará a ser adverso até segunda-feira, dia 12 de março”, refere o comunicado.