“Ano após ano, o MARIOFA reúne profissionais e amadores das marionetas e formas animadas, oferecendo-lhes uma plataforma única de intercâmbio e desenvolvimento criativo”, disse a presidente da Câmara Municipal (PSD/CDS-PP), Cristina Pedra, na conferência de apresentação do festival.
O MARIOFA conta com mais de 20 artistas e um total 18 espetáculos, bem como uma exposição e duas oficinas, pensadas para um público infantojuvenil e familiar, o que, de acordo com a autarquia, faz com que o evento seja não apenas lúdico, mas também educativo.
O programa inclui a MARIOFADA, que é uma arruada de marionetas e formas animadas, com mais de 100 participantes, entre os quais crianças e jovens do Bairro do Palheiro Ferreiro, um complexo de habitação social gerido pelo município.
O Festival MARIOFA recebeu um apoio da autarquia na ordem dos 13 mil euros e, este ano, os eventos decorrem no Largo do Chafariz, no Teatro Baltazar Dias, no Largo do Socorro, no Largo da Restauração, no Parque de Santa Catarina, na Praça do Povo e no Almirante Reis.
“É um evento derramado pela cidade”, salientou Cristina Pedra.
Lusa