“João Egídio Andrade Rodrigues passou recentemente à condição de aposentado depois de ter desempenhado, de forma exemplar, funções na administração pública regional durante 45 anos”, refere o executivo em comunicado, sublinhado a sua “dedicação à causa pública e às belezas naturais da região”.
A decisão foi tomada na reunião semanal do Governo Regional, liderado por Miguel Albuquerque, que decorreu na Quinta Vigia, sede da presidência do executivo, no Funchal.
João Egídio Andrade Rodrigues nasceu em 1958, no concelho de Santana, no norte da ilha, e foi um dos primeiros homens a trabalhar com arte floral pública na Madeira, tendo ao longo de várias décadas concebido inúmeros trabalhos decorativos com flores, frutos e artesanato regional, quer em eventos na Madeira e Porto Santo, quer em certames nacionais e internacionais, onde a região autónoma se faz representar.
O Governo Regional destaca que João Egídio levou o nome da Madeira ao país, ao mundo e à diáspora, lembrando a participação na Festa da Flor realizada na África do Sul em 2018 e o envolvimento na candidatura dos Tapetes Florais no concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa em 2020.
“Paralelamente, tem vindo a contribuir para a promoção da Madeira como destino turístico através da participação em eventos como a Festa da Flor, onde marca presença de forma ininterrupta, com projeto próprio, desde 1984”, refere o executivo na nota, sublinhando ainda a participação em iniciativas e eventos que integram o cartaz turístico e cultural anual da região, como as Festas de Natal e Fim de Ano, as Festas de Carnaval e as Portas Pintadas da Zona Velha da cidade do Funchal.
Na reunião de hoje, o Governo Regional decidiu também louvar publicamente os atletas madeirenses Afonso Silva Neto, Afonso Henrique Pestana Silva, Francisca Gomes Henriques, Jéssica Carolina Santos Rodrigues, João Ornelas Jesus, Leonor Cruz Almodôvar Ladeira e Madalena Rodrigues Costa, bem como o técnico Alípio Alexander Jardim da Silva, pela conquista de medalhas de prata e bronze no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade.
O executivo atribuiu ainda um louvor ao atleta André Filipe Câmara Jorge pela medalha de ouro obtida nas distâncias de 50 metros livres, 50 metros costas, 50 metros mariposa e 100 metros bruços, na modalidade de natação, e a medalha de bronze nos 100 metros planos e na estafeta 4×100 metros, na modalidade de atletismo, nos Jogos Europeus para Transplantados.
Foi também atribuído um louvor ao atleta Martim Soares por conquistar a medalha de prata, ao serviço da Seleção Nacional de Andebol, no Campeonato da Europa, no escalão de Sub-20.
Entre outras deliberações, o executivo madeirense autorizou a venda em hasta pública de cinco prédios no valor base de cerca de 688 mil euros e outros dois por ajuste direto na ordem dos 81 mil euros e, por outro lado, aprovou a expropriação de uma parcela de terreno por 278.524 euros, no âmbito de uma obra rodoviária no Funchal.