O desenvolvimento da conetividade aérea, com cada vez mais companhias áreas e destinos regulares a ligar a Madeira ao mundo, tem colocado o Aeroporto Cristiano Ronaldo em lugar de destaque a nível europeu. Neste verão de 2024, 22 companhias aéreas regulares ligam a Madeira a mais de 58 destinos diretos, um contributo com impacto na mobilidade dos madeirenses e na economia da Região.
A ANA|VINCI Airports está empenhada em contribuir para o desenvolvimento sustentável da Região e continua a investir em tecnologias e soluções mais sustentáveis tendo já reduzido mais de 90% das emissões de carbono – de âmbito 1 e 2 – e em inovação destacando-se a recente implementação de um sistema biométrico para o embarque no aeroporto da Madeira – Biometrics Experience by VINCI Airports.
O dia foi assinalado com atividades destinadas aos passageiros sob o mote “60 anos a descobrir ligações”. As comemorações estenderam-se ao aeroporto de Lisboa, com os 60 anos da rota LIS – FNC da TAP Air Portugal, que também se juntou às comemorações. O aeroporto da Madeira, na altura designado por Santa Catarina, foi considerado oficialmente inaugurado com a aterragem de um super constellation da TAP com proveniência de Lisboa no dia 8 de julho de 1964, às 11h24m. Os passageiros voltaram a ser recebidos com um bailinho da Madeira, recriando a celebração original de há 60 anos.
Para a comemoração institucional, a ANA organizou um evento no jardim da Boa Viagem, mesmo em frente ao terminal, reunindo as mais diversas empresas e entidades parceiras do aeroporto. Segundo Thierry Ligonnière, Presidente da Comissão Executiva da ANA – Aeroportos de Portugal: “A comemoração dos 60 anos desta incrível infraestrutura, é ocasião para reafirmar o compromisso com a Região e para agradecer às equipas e a todos que diariamente contribuem para que, hoje, o aeroporto da Madeira seja apreciado pelos seus passageiros e reconhecido internacionalmente pela sua qualidade de serviço, conetividade e estratégia ambiental.”
Nesta ocasião foi também apresentada a Casa da Sustentabilidade, que será um espaço aberto à comunidade no jardim da Boa Viagem que convidará a conhecer mais sobre a atividade dos aeroportos e seus projetos, particularmente na área da sustentabilidade e ambiente.