A Madeira apresenta-se, a partir de hoje e até ao dia 21 de janeiro, na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR).
A Associação de Promoção da Madeira mostra neste certame “o que de melhor o destino tem para oferecer, numa ação que envolve sete associados regionais e promete grande animação, com mostras e provas de alguns dos produtos regionais” que mais diferenciam o arquipélago; revela a Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRTC). Para o executivo madeirense esta é “mais uma excelente oportunidade de projeção junto do mercado espanhol mas, também, junto dos principais mercados emissores de turistas para a Madeira, igualmente representados nesta mostra mundial”.
Durante a feira estão previstos diversos encontros e reuniões de trabalho com os operadores turísticos e companhias aéreas e também com a comunicação social estrangeira. Destaque para a Conferência que decorrerá, amanhã, sobre o futuro do Enoturismo, onde a Região se fará representar, numa importante abordagem ao Vinho Madeira.
A 38ª edição da FITUR conta com a maior representação nacional de sempre, ao integrar as 7 regiões de turismo portuguesas.
A FITUR é a principal feira do setor turístico da Península Ibérica e uma das mais importantes a nível internacional, particularmente vocacionada para o turismo desportivo e de lazer.
De salientar que nos primeiros dez meses de 2017, visitaram o arquipélago da Madeira “cerca de 30 mil turistas espanhóis, os quais originaram 138.600 dormidas na hotelaria regional, correspondendo a uma estada média de 5 noites. A Espanha posiciona-se, atualmente, no 7.º lugar, entre os mercados emissores de turismo para o nosso destino”, concluiu o comunicado da SRTC.
Em 2017 passaram pela FITUR 66.841 visitantes profissionais, 53.390 expositores e 97.549 público em geral. No ano passado a feira contou com a participação de 9.083 empresas, oriundas de 165 países/regiões, que ocuparam 611 stands.