A secretária do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Susana Prada, afirmou hoje que, desde os incêndios do ano passado, já foram limpos 302 hectares de terrenos nas zonas altas do Funchal.
A governante falava na zona da Corujeira, na freguesia do Monte, no concelho do Funchal, onde decorriam os trabalhos de limpeza de mais 10 hectares de terreno para “prevenir os incêndios, diminuindo a carga combustível” [casos dos eucaliptos e plantas invasoras], e das “aluviões, reduzindo a carga sólida, limpando o material queimado”.
Susana Prada adiantou que o Governo Regional apela à colaboração dos privados na limpeza dos terrenos e que o material retirado é utilizado na “produção de energia na Estação da Meia Serra e os próprios madeireiros ficam com biomassa e exportam”.
Mas, “entre a limpeza e a reflorestação são colocados alguns ramos, alguma ramagem na perpendicular ao declive máximo, formando socalcos, o que de certa maneira ajuda a diminuir a erosão do solo e o risco de aluvião”, disse, adiantando que a plantação de novas árvores “vai ocorrer assim que possível, num curto espaço de tempo”.
LUSA