A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) chumbou hoje o projeto de resolução do CDS-PP que recomenda ao Governo Regional que não exclua as crianças do Programa de Recuperação da Lista de Espera para Cirurgias no serviço público de saúde.
A resolução foi rejeitada pelos deputados do PSD, em maioria, e recebeu os votos favoráveis dos partidos da oposição (CDS-PP, JPP, PS, BE, PCP, PTP e deputado independente).
"O programa não inclui alguns utentes – crianças, no caso – na lista de espera de cirurgia pediátrica. Estão excluídas as crianças com deformidades e sequelas traumáticas, as crianças com necessidade de cirurgia plástica e reconstrutiva, assim como estão excluídas todas as cirurgias no âmbito de Otorrinolaringologia", refere o projeto de resolução.
"Não é aceitável esta situação, não é possível continuar por muito mais tempo", disse o deputado do CDS-PP Mário Pereira, acrescentando haver 700 crianças em lista de espera.
Porém, o PSD, partido que governa a região, rejeita que haja uma exclusão dos doentes mais novos.
O deputado do PSD/Madeira João Paulo Marques descreveu como "demagogia" a proposta do CDS-PP, que, no seu entender, tinha como objetivo "desacreditar o Serviço Regional de Saúde".
O deputado social-democrata acusou o deputado centrista de "não ter pudor" ao "utilizar crianças para atingir os seus fins políticos", lembrando o esforço do Serviço Regional de Saúde no primeiro semestre de 2017 ao recuperar "mais de 700 cirurgias".
O deputado independente Gil Canha (ex-PND) lamentou que o Governo Regional tenha posto como prioridade a atribuição de sete milhões de euros para a recuperação da bacia da ribeira da Madalena do Mar, em consequência do desassoreamento feito por um grupo económico, em vez de canalizar a verba para a recuperação das listas de espera de cirurgias.
"Esta questão é preocupante, é urgente que se dê apoio e prioridade a estas crianças", afirmou, numa posição repetida pelos partidos da oposição na ALM.
Já a propósito do projeto de resolução do JPP recomendando que "os dísticos ‘Press’ para os veículos da comunicação social passem a ser emitidos na Região Autónoma da Madeira", a oposição madeirense alertou para os perigos de "assalto" de alguns grupos económicos aos órgãos de comunicação social.
A ALM aprovou, por unanimidade, os votos de louvor do PSD e do JPP a Cristiano Ronaldo por ter sido eleito o melhor jogador do mundo na época 2016/2017 pela federação internacional de futebol FIFA.
LUSA