O presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, apresentou ontem a candidatura à liderança do PS-Madeira, partido que quer "unido" e "vencedor" em 2019 com a eleição do independente Paulo Cafôfo presidente do Governo Regional da Madeira.
Paulo Cafôfo, reeleito, pela segunda vez, nas eleições autárquicas de 1 de outubro presidente da Câmara Municipal do Funchal, na coligação "Confiança" [PS, BE, PDR, Nós, Cidadãos e JPP] é o candidato de Emanuel Câmara, caso vença o partido, à presidência do Governo Regional.
"O meu grande objetivo político não é ser presidente do PS-Madeira, o meu grande objetivo é mudar a Madeira", disse o candidatado.
"Seria um erro histórico – alertou – não aproveitar o capital político e o trabalho feito por Paulo Cafôfo à frente da Câmara Municipal do Funchal", acrescentando não ter dúvidas que, em cada dez madeirenses, oito querem, de facto, que Paulo Cafôfo seja o presidente do Governo Regional.
Emanuel Câmara disse ainda querer um PS-M "unido" porque, salientou, "não foi compreensível", em 2015, os socialistas não estarem "todos verdadeiramente juntos antes das eleições regionais".
Considerou também ser incompreensível os socialistas madeirenses não terem estado "juntos e inteiros a apoiar o António Costa".
O candidato apontou também como sendo não compreensível, o PS-M não ter estado "todo" com os autarcas antes das eleições autárquicas "como aconteceu, este ano, com a atual liderança do PS-M em relação ao Funchal".
"O que eu vos posso garantir, hoje, é que, em 2019, o PS vai apresentar, para a Madeira, o projeto que os militantes socialistas quiserem e que o povo da Madeira quiser", sublinhou.
"Em 2019 – continuou – iremos fazer história, todos os militantes, todos os simpatizantes e todos os madeirenses, porque vamos mudar, de vez, a Região Autónoma da Madeira [governada desde 1976 pelo PSD]".
João Emanuel Silva Câmara é presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz desde 2013, tendo sido reeleito, com maioria absoluta, nas eleições autárquicas de 01 de outubro.
A candidatura de Emanuel Câmara obteve ainda a maioria absoluta na Assembleia Municipal e conquistou as presidências das quatro freguesias deste concelho do norte da Madeira [2.711 habitantes de acordo com os Censos de 2011] – Achadas da Cruz, Porto Moniz, Ribeira da Janela e Seixal.
Politicamente, Emanuel Câmara é membro da Comissão Regional do PS-M e presidente da Comissão Política Concelhia do partido, no Porto Moniz.
Profissionalmente, o candidato à liderança do PS-M é técnico da Administração Tributária, tendo também exercido a função de árbitro de futebol.
Na sua caminhada para a liderança dos socialistas madeirenses, o porto-monicense Emanuel Câmara vai defrontar o atual presidente do PS-M, Carlos Pereira, eleito nas diretas de 19 de maio de 2015 com 70% dos votos dos militantes, e consagrado, líder, no XVII Congresso Regional que decorreu a 27 e 28 de junho daquele ano.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, esteve presente na apresentação da candidatura de Emanuel Câmara.
LUSA