O secretário regional da Agricultura e Pescas da Madeira, Humberto Vasconcelos, afirmou hoje que 2017 deverá ser o melhor ano de sempre no valor de pescado descarregado na região, atingindo já um valor de 17 milhões de euros.
"Neste momento nós estamos no melhor ano de sempre a nível de valor do pescado na Região Autónoma da Madeira", afirmou, acrescentando que a região tem crescido essencialmente na captura do atum.
O responsável adiantou que "são cerca de 17 milhões de euros de valor de pescado já descarregado, em lota, nos portos da região", até hoje, o que o permite afirmar que este "será o melhor ano de sempre da pesca, desde que há registo na região, num aumento de rendimento para armadores e pescadores".
O secretário falava numa visita às obras de reperfilamento do porto do Caniçal, no concelho de Machico, porto importante para os atuneiros regionais que, de acordo com Humberto Vasconcelos, estão a atingir a quota anual permitida.
"A quota do atum voador está quase a ser atingida e estamos a tratar para que se possa aumentar essa quota, porque esperamos que até ao final do ano possa aumentar ainda mais", disse.
As obras de reperfilamento do porto do Caniçal são consideradas fundamentais na atual estrutura portuária "devido à existência de algumas deficiências no porto anterior que dificultavam a acostagem das embarcações".
A intervenção está orçada em 976 mil euros, 768 mil dos quais são para o reperfilamento do porto, sendo o remanescente para "algum investimento em equipamentos que são fundamentais para o bom funcionamento do porto".
A finalização da obra está prevista para o final do mês de novembro.
LUSA