O Marítimo começou ontem a I Liga portuguesa de futebol da melhor maneira, ao vencer na receção ao Paços de Ferreira por 1-0, na ronda inaugural, o que permitiu manter o ciclo imbatível caseiro com Daniel Ramos.
Graças ao golo solitário de Éber Bessa, aos 57 minutos, os ‘verde-rubros’ juntam-se assim ao ‘comboio’ da frente, em que se encontram Sporting, Portimonense e Rio Ave, todos com três pontos, e dão seguimento ao registo que vem da época passada, agora com 11 vitórias e cinco empates nas últimas 16 partidas nos Barreiros para o campeonato.
Daniel Ramos repetiu o ‘onze’ que conseguiu apurar-se para o ‘play-off’ da Liga Europa enquanto Vasco Seabra colocou três reforços de início, André Leão e Bruno Moreira, que regressaram este verão aos ‘castores’, e Xavier, extremo que jogou no Marítimo nas três épocas anteriores.
Numa primeira parte com pouca para contar, o Marítimo exibiu grandes dificuldades na construção do seu jogo perante um Paços ‘matreiro’, na expectativa de surpreender em transições rápidas.
O melhor período dos insulares surgiu por volta dos 20 minutos, com a grande ocasião, desperdiçada por Rodrigo Pinho, que recebeu um ‘brinde’ de Bruno Moreira, mas falhou o golo na cara de Mário Felgueiras.
Já a formação nortenha procurou explorar a velocidade de Xavier pela ala direita e tentou a sorte de meia distância, embora sem sucesso.
O Marítimo entrou a pressionar no segundo tempo e, após um aviso do lateral brasileiro Bebeto, aos 54 minutos, chegou mesmo ao golo aos 57.
Luís Martins recuperou a bola e entregou-a a Ricardo Valente, que cruzou para a entrada de Éber Bessa na grande área e o médio brasileiro, mesmo em queda, conseguiu ‘improvisar’ um remate que surpreendeu Mário Felgueiras.
A vantagem esteve perto de ser anulada apenas quatro minutos depois, quando o capitão dos pacenses, Ricardo, cabeceou para a baliza maritimista vazia, valendo o corte decisivo de Luís Martins.
À procura de consolidar o resultado, Daniel Ramos estreou Everton na frente do ataque, e o brasileiro participou aos 76 minutos numa jogada iniciada por Erdem Sen e concluída de cabeça por Ricardo Valente, que esteve perto de marcar à antiga equipa.
O Paços ainda tentou dar a volta à situação, com a entrada de Welthon, mas de pouco valeu, e o Marítimo somou os três pontos, para alegria aos mais de 9.000 espetadores, que aproveitaram o dia de entrada gratuita no ‘Caldeirão’ dos Barreiros.
LUSA