A Assembleia Municipal do Porto Santo voltou hoje a chumbar o plano e orçamento da câmara para 2017, com os votos contra de toda a oposição, situação que acontece pela segunda vez.
O chumbo "revela uma postura de má fé do principal partido com assento na assembleia, o PSD, quando já tinha deixado uma dívida colossal e onde naturalmente se pedia e exigia responsabilidades a quem já esteve à frente da autarquia", declarou o presidente da câmara de Porto Santo, Filipe Menezes.
Sem maioria na assembleia municipal do Porto Santo, Filipe Menezes viu, pela segunda vez, o plano e orçamento ser chumbado, com os votos contra do PSD, PTP, CDS, do deputado independente Dinarte Velosa e de Luísa Mendonça, presidente da assembleia municipal que mantém um diferendo com Menezes há algum tempo, e com o voto a favor do PS.
O autarca considera que o plano apresentado "é realista" e o chumbo revela um "desrespeito pela população e entrava e paralisa a gestão autárquica", já que a câmara, desta forma, só pode funcionar com duodécimos.
Filipe Menezes reconhece que, desde o primeiro chumbo, em novembro de 2016, algumas "regras" já foram cumpridas, mas admite que "não se pode tomar a parte pelo todo".
Pelo PSD, o deputado municipal Magno Velosa, argumentou que a razão do chumbo se prende ainda com o primeiro documento apresentado em novembro do ano passado.
"Na altura tínhamos reprovado o plano por termos apontado 11 irregularidades e, quando vemos que o senhor presidente traz novamente o mesmo plano, já com menos irregularidades, mas ainda com oito", justificou, referindo-se especificamente a candidaturas a fundos europeus que os social-democratas dizem não saberem "a proveniência das fontes".
Magno Velosa concluiu afirmando que "há uma certa desconfiança que se foi estabelecendo ao longo deste mandato com os diferentes agrupamentos políticos na assembleia municipal e o executivo municipal e, como tal, fica muito complicado passar cheques em branco ao executivo".
A Lusa tentou sem sucesso contactar a presidente da Assembleia Municipal, Luísa Mendonça.
LUSA