Duarte Abreu é um nome que está diretamente ligado à história do ralis madeirenses. Enorme entusiasta da modalidade, ao longo dos anos ajudou a dinamizar e de que maneira os ralis com a introdução de troféus.
Duarte Abreu tem um vasto conhecimento da modalidade e tem contactos com equipas de rali um pouco por toda a Europa. Como piloto começou a competir em 1991, teve inúmeras participações e resultados de relevo quer a nível regional, como a nível nacional. Em 2009 sofreu um aparatoso acidente no Rali do Porto Santo, com o Peugeot 206 Super 1600 e acabou por deixar a competição. O maior desafio da vida conseguiu vencer quando foi diagnosticado com uma doença grave.
Duarte Abreu, para quem o conhece, é uma força da natureza, tem uma enorme vontade de viver, sempre pronto a ajudar o próximo, é um grande ser humano. A participação no Rali Vinho Madeira tem essa mensagem, que há sempre que lutar na adversidade. Duarte Abreu tem sido o exemplo dessa luta. Para os mais jovens deixa outra mensagem, há que estabelecer metas e batalhar por atingir esses objetivos.
O piloto volta a participar na principal madeirense com a ajuda de patrocinadores e amigos. O carro a utilizar é o Skoda Fabia Rally2 Evo preparado pela Delta Rally, na baquet do lado direito vais estar Humberto Freitas, dupla que se volta a formar anos mais tarde.