Jorge Ponte, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), garantiu esta segunda-feira, que "a situação na Madeira é muito mais gravosa do que aquela que está prevista para o continente", fazendo referência à depressão Óscar que está já a fazer-se sentir em território madeirense.
Ainda assim, "é possível que sejam emitidos alguns avisos, para alguns distritos", dependendo da evolução da situação em Portugal continental, deu conta o especialista em entrevista à SIC Notícias. Porém, assegurou: "não está previsto um aviso de nível tão gravoso como aquele que está previsto para a Madeira".
"Esta massa de ar húmida está a deslocar-se para nordeste, na direção do continente", explicou Jorge Ponte, elaborando que vai "afetar a Madeira, amanhã, até ao início da tarde, final da manhã".
Ainda que vá mesmo chegar a Portugal continental, tudo aponta para que a precipitação seja "muito menor do que aquela registada na Madeira". Isto porque a massa de ar em causa, ao que tudo indica, "vai perdendo algum conteúdo em vapor de água" durante o percurso.
"Chegará a partir do final de terça-feira e sentir-se-ão os efeitos dessa massa de ar na quarta-feira, com precipitação fraca a moderada, um pouco por todo o território, mas mais no Norte e Centro", prosseguiu com os dados fornecidos pelas mais recentes previsões.
Porém, na quinta-feira vai ocorrer a "aproximação da depressão, em que estará mais perto de Portugal continental". Nesse dia, será de esperar “um pouco mais de instabilidade” meteorológica, "com precipitação por vezes forte e poderá ser acompanhada, por vezes, de trovoada".
Isto, essencialmente, no Norte e Centro do país, segundo o que mostram os "modelos numéricos". Ainda assim, ressalvou que na região Sul do país "poderá também haver alguma precipitação".
Recorde-se que a depressão Óscar chegou esta tarde ao arquipélago da Madeira, trazendo uma onda de chuva forte para a costa sul e regiões montanhosas do arquipélago, com ambas as zonas da região a ficarem sob alerta vermelho até às 15 horas de terça-feira. Nos Açores, o grupo Oriental está sob aviso laranja entre as 21 horas e as 9 horas de terça-feira.
O fenómeno meteorológico acaba por ser algo raro para esta altura do ano, especialmente à latitude a que se encontram os arquipélagos. Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreve a depressão Oscar como "complexa", indicando que esta vai transportar "uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excecionalmente elevado".
Isto implica que, na Madeira e no arquipélago espanhol das Canárias, se registe na segunda-feira chuva muito forte, acompanhada de trovoada e vento forte, especialmente "com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira, suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas".