Estes dados, de acordo com informação avançada à agência Lusa pela SIBS, representaram um crescimento de 14 pontos percentuais face ao período homólogo de maio de 2022, tendo o número de pagamentos e levantamentos aumentado 28% face ao mesmo período de cinco dias do ano passado.
“Dos 28% de crescimento total registado pelo SIBS Analytics, é de salientar que o crescimento dos pagamentos de residentes cifrou-se em 5%, enquanto o dos visitantes foi de 105%”, frisou.
Segundo a mesma análise, realizada pela SIBS em parceria com a Coimbra Business School – ISCAC, os pagamentos foram realizados por 84% de visitantes portugueses e 16% de estrangeiros.
“Dos visitantes nacionais destacam-se os das cidades de Lisboa (31%), Porto (17%), Aveiro (12%), Leiria (7%) e Braga (5%). Dos visitantes estrangeiros destacam-se os Espanhóis (35%), Franceses e Brasileiros (10%), Norte-Americanos (6%) e Ingleses (5%)”, adiantou a nota.
Observou ainda que os métodos de pagamento digitais” continuam a ter uma adoção cada vez mais forte”, tendo o MB Way registado “um crescimento do número de transações de 96% face ao período homólogo” de 2022.
Nos setores da restauração e alojamento “os pagamentos subiram 86% quando comparado com os dias 17 a 21 de maio de 2022”, sendo que os mesmos dados apontam para um crescimento de 87% na restauração e 41% no alojamento.
O retrato do impacto dos quatro concertos dos Coldplay em Coimbra, realizados em quatro dos cinco dias sobre os quais o estudo incidiu e analisados pela ferramenta SIBS Analytics, mostraram ainda que 77% dos cartões fizeram transações num só dia.
“Dos 23% dos cartões que fizeram pagamento em mais do que um dia, 57% ficaram dois dias na cidade e 20% ficaram mais do que cinco dias. Houve ainda quem ficasse três dias (11%), enquanto 6% dos visitantes ficaram quatro dias “e apenas 5% estiveram na cidade de Coimbra cinco dias”.
Lusa